Muitas organizações tentam
integrar o marketing da sua marca à estratégia corporativa, assegurando que todos
os processos, desde o desenvolvimento de produtos, a manufatura, o marketing,
vendas e a seleção de canais de distribuição estejam consistentes com a meta
final, que é ter consumidores, colaboradores e fornecedores leais e
satisfeitos. Grande parte dessas empresas já percebeu que a maneira mais
eficiente nesse sentido é engajá-los em seus valores.
De forma resumida, fazer os
melhores produtos ou oferecer os melhores serviços pode ser a melhor maneira de
assegurar uma boa lucratividade, mas nem sempre garante que seus colaboradores
e fornecedores vão querer trabalhar a seu favor. Essa é a razão pela qual as
áreas de recursos humanos e comunicação (interna e externa) devem reconhecer que
os efeitos percebidos de um lado podem definitivamente ter impacto no outro.
Se você produz bons produtos ou
serviços e não tem as melhores práticas de RH, está cometendo um erro. O engajamento
de colaboradores e fornecedores leva a comprometimento. Um funcionário
comprometido não é aquele que trabalha horas depois do expediente, nos fins de
semana ou leva lição para casa. Esses hábitos degradam a qualidade de vida e
podem ter impactos negativos a médio e longo prazo. O comprometimento é claramente
manifestado em crises ou em situações especiais não previstas, quando fatores
como a qualidade das entregas e o atendimento de metas e prazos correm risco.
Ninguém duvida que colaboradores
e fornecedores comprometidos levam a bons resultados. Como desenvolver e
cultivar o comprometimento? Um bom caminho é executar um plano de comunicação
interna consistente, associado a uma estratégia correta de engajamento.
Várias empresas cometem o erro de
acreditar que o engajamento brota de forma espontânea, apenas pelo orgulho de
trabalhar para uma marca reconhecida ou pelo pacote atraente de remuneração. Investem
tempo e dinheiro criando intranets, portais e redes corporativas sem
interatividade, sem mecanismos de troca e colaboração. São estruturas com corpo,
porém sem alma. O resultado disso é um baixo engajamento e comprometimento de
colaboradores e fornecedores.
Existem técnicas, metodologias e
tecnologias modernas para identificar, motivar, medir e monitorar o
engajamento, promovendo a comunicação, a colaboração e o engajamento.
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